Segunda a Sexta : 08:30h às 20h / Sábado : 08h às 13:30h

Como a Nuvem pode ajudar a sua empresa

Como a Nuvem pode ajudar a sua empresa

Imagem da publicação16Janeiro

Todo empreendedor sabe o quão necessário é o armazenamento e a segurança dos dados. Setores como Recursos humanos, administração, financeiros e afins, são alguns dos muitos que utilizam programações de dados para o funcionamento da empresa. Isso, porque o fluxo do trabalho de forma digital tem aumentado cada vez mais no mercado. Tornando a tecnologia, assim, uma das ferramentas mais importantes no ambiente de trabalho.

Todavia, com o passar do tempo, o armazenamento de dados passou a ser, não somente necessário, mas, um certo incômodo para aqueles que não possuem sistemas de armazenamento digital, como a nuvem. E-mail, contas, dados, planilhas e muitos outros documentos devem ser guardados, no mínimo, cinco anos para manter a segurança e continuidade de projetos. Empresas que possuem apenas sistemas físicos de armazenamento, sofrem com a quantidade de rascunhos e documentos antigos que acabam atrapalhando a dinâmica da empresa.

E é exatamente por este e outros mais motivos que o armazenamento tecnológico de dados se expandiu para nuvens e aplicativos virtuais. Hoje, podemos observar inúmeras empresas que migram seus hábitos de armazenamento do físico para o virtual devido a segurança, facilidade e rapidez que o mesmo gera no serviço, entre outras propriedades que falaremos a seguir.


O Cloud Computing


Computação em nuvem, do inglês cloud computing, é um sistema que permite empresas de quaisquer lugares do mundo a armazenar, de forma prática, seus dados, sem precisar instalar aplicativos ou programações a parte. Segundo a própria Microsoft, a Nuvem é um sistema de armazenamento utilizado por inúmeras empresas, produzindo satisfatórios resultados para seu fim. A seguir, abordaremos com mais afinco quais os benefícios que esse sistema poderá trazer para sua empresa e porque você deve começar a utilizar seus serviços.


Todo custo físico será diminuído


Como citamos acima, o armazenamento físico de dados consiste tanto num prejuízo de custo como também numa dinâmica e espaço menor. Já o armazenamento por nuvem gera todo o contrário. Por exemplo, há nuvens que, quando gratuitas, armazenam uma quantidade enorme de dados e diminuem totalmente os gastos da empresa nesse quesito. Outras, quando pagas, possuem um espaço para armazenamento ainda maior e com mais praticidade. Em todo os casos, ambas, diminuem a quantidade de espaço, papéis e impressões que seriam utilizados em um armazenamento físico.

No Cloud (Nuvem) é possível também aplicar sistemas de diferentes pacotes. Neste caso, você poderia contratar um pacote com um determinado custo por um período já acordado por sua empresa e a nuvem. Neste pequeno cenário, podemos observar, não somente uma colaboração na dinâmica da empresa, como também em seu sistema financeiro e na sustentabilidade do planeta.


Aumento da praticidade em sua empresa


Esta, na verdade, é uma das consequências que a nuvem pode trazer a sua empresa. Uma flexibilidade no armazenamento de dados da firma, contribui, além da redução de gastos, na agilidade e praticidade dos setores. Isso, como resultado, gerará ainda um crescimento no desenvolvimento da empresa. Como? O tempo que os setores gastariam para armazenar e estocar os dados antigos e atuais, agora poderá gastar em outras atividades. Isso, dá-se ao fato de que não é necessário usar recursos físicos, como espaços, salas, armários ou tempo para organização e procura de documentos. Online, a mídia disponibiliza uma organização em segundos dos dados, demandando menos tempo para a funcionalidade do trabalho.


A segurança de seus arquivos através do sistema da nuvem


De fato, toda empresa tem necessidade de boa segurança de seus dados. Informações, senhas, arquivos e e-mails, costumam ser a chave para o funcionamento da empresa e também a fonte de todo seu capital. Por isso, qualquer problema referente a roubos, danos e degeneração podem afetar a dinâmica da empresa e assim, baixar os seus lucros. Na nuvem, muitos destes problemas em potencial são descartados pelos sistemas de segurança, através de senhas, que protegem o dispositivo.

Mesmo que haja ainda um certo receio dos operadores em confiar suas senhas a um sistema, ainda sim, é o meio mais seguro de se manter a parte dos problemas que possam acontecer, como os citados acima. Além disso, problemas como roubos e degradação ambiental, como queimas, umidades e temperaturas em geral, são totalmente excluídos quando se contrata os serviços do   Cloud Computing.


A nuvem traz Inovação e Tecnologia


Inovação no mundo empresarial é uma das coisas mais importantes a serem feitas. Há uma expressão para este tipo de coisa, chamada verticalização. Nesta, os sistemas do mercado se mostram mais afincados no quesito de investimentos para tecnologia da informática. Isso, gera um certo tipo de terceirização das gestões de infraestrutura, onde, os funcionários de T.I. ficam livres para exercer suas tarefas com mais facilidade e praticidade.

Porém, para que isso ocorra com êxito, é necessário que se faça um levantamento de todas as necessidades que a empresa tem, incluindo interfaces, softwares, entre outros. Assim, ao adotar o sistema de armazenamento via nuvem, todos os profissionais da tecnologia da informação de sua empresa, acabam tendo ainda mais tempo a se dedicarem em seus trabalhos. Se tornando assim, ainda mais produtivos para a firma.

 

Conclusão: A nuvem pode alavancar o desenvolvimento de sua empresa


Os tópicos discutidos foram alguns dentre os muitos porquês de começar a utilizar o sistema de nuvem em sua empresa. Investimentos poderão ser redirecionados em outros setores. Tempo poderá ser mais aproveitado pelos profissionais de T.I.. Desenvolvimento da empresa, aumentará com as tecnologias, gerando assim, uma valorização da marca, por seu processo no mercado.

Além disso, a nuvem, ainda, não é tradada como um investimento e sim como um sistema de prestação de serviços. Ou seja, assim como as aquisições de sistemas computacionais e hardwares, a nuvem será uma das maiores economias de sua empresa, podendo ser utilizada quando e como quiser.

O que achou de nosso material? Já conhecia os benefícios que a nuvem pode trazer a sua empresa? Fale conosco e tire suas dúvidas! Não se esqueça de deixar seu feedback para que possamos aumentar ainda mais nossa qualidade e fornecer-lhes o melhor material de conhecimento.



O que você achou de nossa postagem?