Segunda a Sexta : 08:30h às 20h / Sábado : 08h às 13:30h

O que o mercado diz sobre a Tecnologia da Informação?

O que o mercado diz sobre a Tecnologia da Informação?

Imagem da publicação17Outubro

A área de T.I., atualmente, é uma das que mais cresce, mesmo com a economia em recessão. Isso se dá pelo fato de os profissionais de T.I. estarem em constante atualização, de modo a tornar a sua força de trabalho necessária em vários segmentos empresariais, e não apenas na análise de dados numéricos.

As novidades que vêm surgindo, seja em software ou hardware, permitem que os profissionais busquem especializações, melhorando sua atuação dentro das companhias. Isso significa que sua mão de obra vem se tornando fundamental nas grandes (ou médias) corporações.

No entanto, é necessário frisar que a qualificação é muito importante na área de T.I.. Profissionais defasados se tornam obsoletos e a grande quantidade de pessoas ingressando nesse cenário, com cada vez mais especializações, torna-o bastante competitivo. A vantagem é que, com a expansão das atribuições desses profissionais, as vagas de emprego também aumentaram.

Especializar-se em área específicas pode ser o diferencial para tornar o profissional comum, naquele que é disputado por várias companhias. O mercado de trabalho está valorizando as certificações e, portanto, é inteligente consegui-las. Apesar de não ser fácil, devido à grande quantidade de competências que o profissional deve ter antes de se especializar em qualquer área, é um esforço que irá o recompensar mais rápido que o imaginado.

Entenda as principais mudanças do cenário de mercado – e relevâncias - para os profissionais de T.I..

 

Informatizar as mudanças

Com o advento da IoT (internet of things, ou “internet das coisas”), o uso da informatização saiu das telas dos computadores e invadiu as casas. A tecnologia por trás desses novos aparelhos, que se conectam à rede, é uma área ainda pouco explorada pelos profissionais de T.I. que buscam alguma especialização.

A demanda por esse serviço aumenta a cada dia e pode ser um bom caminho para os analistas. Será necessário se especializar nesse tipo de mercado, ainda mais quando consideramos que os aparelhos digitais já estão completamente intrínsecos ao nosso cotidiano.

Outro caminho que surge, é a especialização na mobilidade. Atualmente as empresas não podem estar presas à apenas uma sala, ou à alguns computadores interligados, os terminais servidores. É necessário que a tecnologia – literalmente – caminhe pelos corredores e os tablets e smartphones apresentam essa facilidade.

Os profissionais que estão se especializando em análises e implementações mobile, como Programação Android ou iOS, estão encontrando oportunidades interessantes no mercado, principalmente por dominarem a tecnologia. Por mais incrível que possa parecer, muitas especializações pararam no tempo, ainda utilizando dados de quando o advento da mobilidade surgiu, em meados da década de 2000. Ou seja, aqueles que estão apresentando novas habilidades nessa área, estão conquistando seu espaço com facilidade.

 

Segurança

A possibilidade de armazenamento em servidores nuvem, abriu o precedente para os cyber ataques. Para acompanhar a mudança nesse cenário de armazenagem de dados, também foi preciso que as empresas especializadas em segurança digital aumentassem suas capacidades.

Essa também é uma área em franca expansão, já que a utilização de dados armazenados em nuvem tende a aumentar. Com isso, também é necessário que a criptografia e segurança padrão aumentem, para poder utilizar dessa vantagem sem que haja problemas significativos.

 

Dinamismo e liderança

Muitas organizações, hoje, utilizam os dados numéricos obtidos através do profissional de T.I. e os transformam em novos cenários e possíveis investimentos. Com isso, esses profissionais se tornaram uma espécie de pedra fundamental das empresas, onde os próximos passos saem diretamente de suas análises.

Muitas equipes de Tecnologia de Informação se formam pela necessidade crescente de organizar a companhia. Planejamentos, atendimentos, ligações internas e externas, passaram a ser competências dos profissionais de T.I., que atuam com eficiência nesse setor.

As certificações nessas áreas, incentivam a formação de líderes, que serão responsáveis por mudar a cultura organizacional das empresas. Dessa forma, os dados analíticos são utilizados como base para os novos passos, determinando o futuro da companhia. 



O que você achou de nossa postagem?