Segunda a Sexta : 08:30h às 20h / Sábado : 08h às 13:30h

5 linguagens de programação que estão dominando o mercado

5 linguagens de programação que estão dominando o mercado

Imagem da publicação02Janeiro

Há diferentes meios de busca, como o Google, Wikipedia, Google Acadêmico, Baidu, etc. Todos eles para classificar quais linguagens de programação estão em alta. Apesar de não refletir a total utilização das programações, as frequências de busca online podem se refletir no número de internautas que estão atrás de respostas de implementação, interesse em fazer cursos ou a disponibilidade de emprego no mercado.

Porém, esta é uma cotação feita com especificação em pesquisas em geral. Existe outra classificação, que é mais séria em seus serviços: a IEEE Spectrum. Esta, além de utilizar as pesquisas do Google, leva também em consideração o Stack Overflow, GitHub e o Twitter em seu ranking. Neste meio de pesquisa, você pode escolher a classificação das programações, considerando os seguintes critérios:

  • IEEE Spectrum: ranking;
  • Linguagem Web;
  • Desktops e embarcadas;
  • Trending (linguagens em crescimento);
  • Jobs (linguagens mais procuradas para o mercado de Trabalho);
  • Open (mais usadas no desenvolvimento open source);
  • Custom (os parâmetros é você que escolhe).


Java

Java é uma das linguagens de programação mais requisitadas. Encontrando-se no topo do nosso ranking de popularidade. Com o Java, é possível compilar programas de maneira fácil e para quaisquer tipos de aparelhos. Sendo mais utilizada para os aparelhos Android, devido a sua capacidade de adaptar o programa mediante o seu crescimento.

Java foi fundado pela Sun Microsystems em 1991, com o objetivo de controlar alguns dispositivos, como televisão, vídeo cassete e aparelhos de TV a cabo. Com a internet, a desenvolvedora investiu para que o Java pudesse rodar aplicações mais obstinadas dentro do browser. Fazendo com que funcionasse uma única linguagem e em qualquer browser ou sistema operacional, entre outros.

Esses fatores, somado a capacidade do Java de ser uma das maiores referências de orientação aos objetos, faz com que ela seja linguagem uma excelente escolha para começar a crescer no mercado de trabalho.


Quer aprender Java de uma forma completa e intensiva? Confira nosso treinamento presencial: Academia Java. E também fique de olho nas próximas turmas em nosso Calendário


Javascript

O Javascript é muito utilizado pelos browsers para algumas interações com páginas online. Antes da Ascenção do Javascript essas interações costumavam ser feitas nos próprios servidores, causando uma certa demora na obtenção de respostas.

Devido ao fato de que hoje, basicamente tudo é feito pela internet, o Javascript consegue obter grande influência e relevância no mundo da programação. Ele é amplamente usado em aplicações web, sendo também bastante requerido para criar interatividades. Mesmo sendo uma linguagem mais antiquada em relação à maioria, o JavaScript é bastante procurado no Mercado e parte disso deve-se a sua simplicidade e especialização.


Python

A linguagem Python é considerada uma das linguagens de mais fáceis aprendizado. Ela se qualifica como das mais populares no quesito de mercado de trabalho, ainda que seja um pouco antiga e tenha sido lançada em 1989. Sua facilidade abrange um dos códigos de mais facilitado acesso, como o de leitura, que é bastante usado para desenvolver webs e machine learning.


C

Criada em 1971, a linguagem C tem o objetivo de desenvolver sistemas operacionais Unix. Diferentemente da linguagem de programação Java, a C é procedural e deve ser executada na ordem em que seus comandos propõem.

A C é capaz de ser usada em quaisquer tipos de projetos. Uma de suas principais vantagens, é a capacidade de manipulação nas instruções aos níveis dos bits. Assim, o programa pode ser melhorado para forma do processador escolhido, incluindo supercomputadores e micro controladores.

Além disso, existem variados compiladores de C para as plataformas, podendo se manter também entre as duas primeiras posições, no ranking de dominação no Mercado.


C++

O C++ é uma versão mais atualizada do C e é muito utilizado no desenvolvimento de softwares mais complexos, CRM – sistema integrado – assim como em aplicações que promovem interação entre o servidor e cliente e jogos para computadores.

Desenvolvido em meados de 1980, o C++ tem como base a linguagem do próprio C, pois o mesmo efetua as orientações a objetos na linguagem de programação do C. Apesar disso, não significa que alguma delas é melhor ou pior que outra. É importante saber que as duas possuem suas habilidades e utilidades e, na linguagem da programação, servem para diferentes propósitos.


Gostou de nosso material? Deixe nos comentários seu feedback e tire suas dúvidas. Até mais!



O que você achou de nossa postagem?