Segunda a Sexta : 08:30h às 20h / Sábado : 08h às 13:30h

10 conselhos para se tornar um excelente programador

10 conselhos para se tornar um excelente programador

Imagem da publicação31Outubro

Gostaria de se tornar um ótimo programador e melhorar no ramo, mas está um pouco perdido? Preparamos este material para que você se atente em algumas características imprescindíveis que um programador deve ter. Ouça nossos 10 principais conselhos!

 

1.      Tenha Lógica de Programação

Quando nos deparamos com planos futuro como programador, é necessário que trilhemos alguns parâmetros de conhecimentos e isso inclui a Lógica de Programação e dos Algoritmos. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é ter sua própria trajetória como programador e desenvolvedor.

Esse conhecimento te ensinará a programar de uma forma global. Logo depois, os mesmos métodos serão aplicados para todas as linguagens de programação que existem. É importante saber que o que irá mudar, serão algumas regras exclusivas de cada linguagem. É essencial saber que esse conhecimento do software, conterá conceitos e técnicas fundamentais que abrangeram todas as linguagens.


2.      Aprenda outras línguas, principalmente o inglês

Por que inglês? Bom, basicamente todo programador deve conter uma fina camada de conhecimento na língua, que deve chegar pelo menos ao nível intermediário. Infelizmente, alguns cursos de tecnologia contêm apenas 10% de informações necessárias em inglês.

Sabendo que a maioria das programações utilizam esse meio de linguagem em seu ambiente cibernético, é extremamente necessário que você comece a ter uma noção de tal língua.


3.      Tenha raciocínio lógico de qualidade

Parece um pouco óbvio, porém é sempre bom lembrar, que o programador resolve os problemas usando códigos de transcrição e raciocínio lógico. É quase que impossível alguém ir longe no mercado de programador se não tiver a visão sistêmica como base de seu trabalho.


4.      Utilização Linguagens de programação corretas

Como sabemos, existem inúmeras linguagens de programação. As mais populares, possuem uma maior visibilidade, enquanto as demais estão no mercado apenas para objetivos específicos.

Nosso conselho é que você avalie corretamente qual das seguintes linguagens serão corretas para o serviço que pensa prestar.

  • C++
  • Java
  • JavaScript
  • PHP
  • Python
  • Ruby

 

5.      Saiba uma infraestrutura de T.I.

De fato, isso não é obrigatório, se você possui planos na área de front-end. Mesmo assim,  se você é do back-end, é necessário ter esse conhecimento, pois ele pode ser um diferencial na área de desenvolvimento.

Isso dá-se devido a infraestrutura de TI, juntamente com o desenvolvimento de software. Enquanto a área de desenvolvimento se preocupa com sua aplicação, do software em produção, crash e bugs reduzidos. Um profissional de infraestrutura de TI é responsável por realizar uma ligação entre a própria área de desenvolvimento (DEV) juntamente com área de infraestrutura (OPS).


6.      Seja um DevOps

É claro que você não conseguirá isso de uma noite para o dia, porém, se você é da área de desenvolvimento, será importante que você comece com o Linux, para aumentar a valorização de seu currículo.

No caso de você ser Infra, é necessário que trace uma trajetória contrária e procure aprender mais sobre desenvolvimento. Busque cursos, dados e informações sobre o assunto, além de garantir técnicas e ferramentas DevOps.


7.      Aprenda a gostar de aprender

Estudar é um dos melhores meios de crescer como programador, para isso, é preciso preciso ler, pesquisar, raciocinar, desvendar, etc. Quanto mais você questiona, mais notará que é preciso aprender. Programadores iniciantes devem reconhecer as necessidades e ser humildes, estando abertos sempre a novos conhecimentos.


8.      Aprenda o que é SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma otimização para mecanismos de busca. Muito utilizado por programadores que trabalham com Web, sendo necessário estudar as principais técnicas e práticas e da mesma. Seu objetivo principal é: aplicação web, para que sites atinjam melhores posicionamentos no ranking de busca. Este papel é importantíssimo para o crescimento de empresas, através de marketing e anúncios em geral.


9.      Adquira relacionamento Interpessoal

Você deve saber que lidará com pessoas a todo tempo, pois a equipe de T.I. possui um papel importante nas intercomunicações. Por isso, os profissionais área são mais importantes ainda para tais relacionamentos. Decisões e planejamentos que são tomadas em reuniões, são feitos por pessoas, em harmonia.

Mesmo que você seja um tanto acanhado, saiba que deve trabalhar com workshops, divulgações, relacionamento interpessoal, marketing, etc. Então, prepare-se para participar de inúmeras reuniões e trabalhar com equipes.

Valorize seus colegas de escritório e, se tiver dificuldades em se interagir com a equipe, faça cursos e se adapte para tais inclusões, que serão infinitamente comuns no seu trabalho.


10. Que tal uma visão sistêmica?

A visão sistêmica é a capacidade de entender o todo, compreendendo as ligações e interferências de um objetivo no sistema. Não é possível qualificar uma equipe, suas capacidades e dinâmicas analisando somente uma parte do setor. É necessário entender que há uma conexão entre os setores e toda intercalação influencia todo trabalho em conjunto.

Essa visão o ajudará no entendimento das linguagens de programação e a arquitetar uma solução para os problemas, tendo uma visão ampliada de todo sistema interno. 



O que você achou de nossa postagem?