Segunda a Sexta : 08:30h às 20h / Sábado : 08h às 13:30h

Por que certificar sua carreira?

Por que certificar sua carreira?

Imagem da publicação05Outubro

Na área de Tecnologia da Informação é preciso estar sempre atento aos maiores desafios que um mercado altamente competitivo pode ter. Pelo fato de as informações base estarem sempre se modificando, cabe ao profissional estar integrado – e conhecendo – as novidades propostas. Com isso, crescer e adaptar suas habilidades é o maior foco de todo profissional de T.I..

Para isso, é importante estar sempre se renovando, conhecendo as tendências do mercado e se especializando em diversas áreas de atuação, de modo a se tornar um profissional competente e confiável. Esteja sempre de olho em quais as maiores modificações e procure se reconhecer em cada uma delas. No artigo, iremos dar algumas dicas sobre as áreas que mais estão englobando profissionais e quais os diferenciais que você precisa ter. Confira.

 

Tendências do mercado

Setor Administrativo

Consideramos essa área como a chamada de “Governança”. Ela será a responsável por auxiliar as empresas com as políticas internas e regras, que tendem a abranger todos os níveis hierárquicos. Profissionais de T.I. atuantes dessa área, cuidarão de prestação de contas, da transparência de documentações e melhora da confiança. Em alguns casos, ele será capaz até de prever e evitar problemas.

As certificações para atuar nessa área são bastante específicas, só podendo ser alcançadas com comprovação de atuação em ambientes como gestão, consultoria ou, até mesmo, ocupação na própria área de governança administrativa. Também é preciso ter conhecimento de gestão de risco e controle.

 

Arquitetura

Na área de TI, os chamados “arquitetos” são aqueles que lidam com os projetos, planejamentos, implantações e gerenciamento de toda a infraestrutura da empresa onde trabalham. Sua atuação impulsiona o andamento, além de ser possível implementar novas estratégias que irão alavancar os negócios.

 

Analytics e Big Data

Esses profissionais são conhecidos como cientistas de dados. Para ocupar esse cargo, é necessário ter habilidade de análise, bem como saber utilizar ferramentas de Big Data. Bons profissionais que possuem esse conhecimento estão sendo bastante disputados no mercado, já que a sua mente atua de forma brilhante, o que os torna altamente valorizados.

 

Conformidade ou Compliance

Essa á uma área bastante valiosa na empresa e, por isso, ter bons profissionais a ocupando é fundamental. Serão eles que farão a avaliação de regulamentações e implementações de programas, o que irá garantir que a organização esteja em conformidade com as regras legais.

 

Gerenciamento de projetos

O profissional que atua nessa área tem a capacidade de gerenciar equipes, o que exige dele habilidades de planejamento, motivação, organização, controle de recursos, protocolos e procedimentos. Várias certificações estão disponibilizadas para esse setor, de acordo com o grau de experiência já conhecido – e comprovado – pelo profissional de T.I..

 

 

O que te torna um profissional de T.I. mais valorizado?

Unido à todas essas certificações sobre as quais falamos, o profissional do T.I. acaba apresentando características únicas que, quando integradas à equipe, permitem que os melhores resultados sejam alcançados. Veja quais são esses diferenciais:

 

Profissionais mais confiantes

As qualificações tornam os profissionais mais confiantes e, por isso, eles são capazes de enxergar melhores soluções para problemas, bem como sua capacidade de resolução se torna mais dinâmica, pois sempre estão pensando à frente.

Os líderes tendem a montar equipes mais integradas, alcançando resultados mais rápidos do que os que insistem em trabalhar sozinhos. Além disso, uma equipe de profissionais especializados em diferentes áreas acaba por englobar todos os aspectos da infraestrutura da organização.

 

Profissionais mais esclarecidos

Considere que aqueles que estão sempre revalidando suas certificações, também estão sempre atualizados, conhecendo as novas propostas e tendências do mercado. Dessa forma, esses profissionais acabam por estar mais aptos às atividades, resolvendo problemas e liderando equipes com maior facilidade.

 

Aumento da proficiência

Por terem um conhecimento elevado, os profissionais certificados assumem posições de liderança, já que possuem conhecimento e confiança para organizar e implementar planejamentos. Sua capacidade de reação é mais rápida, bem como também conseguem desenvolver melhores soluções para as necessidades que surgem.



O que você achou de nossa postagem?